Se tens curiosidade para saber mais sobre o indoor skydiving ou procuras por aquela disciplina que desejas dominar, então lê as explicações abaixo.
A formação para o Skydiving também chamada “voo de barriga” é a disciplina mais popular em todo o mundo. É de uma maneira geral o fundamento para o bodyflight. É preciso aprender o básico “voo de barriga” e só depois começar a praticar os demais movimentos.
Existem múltiplas maneiras de formação que os atletas utilizam nas suas equipas. Estas formações são pré-definidas com designados números/nomes que poderão ser treinados antes da competição.
FS é uma disciplina de alta participação. A equipa que obter o maior número de pontos em todas as rodadas, ganha. Existem múltiplas categorias na competição dentro do FS, desde o 2-way (duas pessoas) até o 5-way (5 pessoas).
A formação vertical no Skydiving é uma disciplina onde os atletas voam na posição vertical, portanto as posições de voo são feitas em head-up (cabeça para cima) ou em head-down (cabeça para baixo) em relação a rede.
Existem duas categorias de competição entre o VFS, 2-way e 4-way. Cada categoria vai ter uma formação específica correspondente ao nome da mesma que cada atleta pode treinar.
Nas competições, as formações serão determinadas aleatoriamente. Os atletas devem depois realizar todas as sequências e formações nessa determinada ordem e o mais rápido possível.
Freestyle é a única disciplina individual que existe atualmente dentro do Indoor Skydiving. Freestyle é considerada uma disciplina única por diversas razões. Consiste em uma série de rondas e não é uma disciplina de velocidade intensa.
Os atletas treinam e designam uma rotina artística de normalmente 60-120 segundos de duração. Cada ronda o atleta deve apresentar todos os seus movimentos utilizando todos os estilos de voo. Recentemente foi adicionado à disciplina do Freestyle uma nova maneira de apresentação através de uma ronda musical.
Dynamic é muito diferente de todas as outras disciplinas. O voo dinâmico envolve um voo mais fluido e pode incluir rotinas artísticas. Não é necessário criar novas formações em equipa, porém é uma disciplina que envolve velocidade. Dynamic tem duas categorias, 2-way e 4-way. Cada nível de voo tem suas próprias series de movimentos com variados níveis de dificuldade.
Enquanto o desporto evolui, as suas disciplinas também mudam e novas regras são aplicadas. A melhor parte do indoor skydiving é que as pessoas que o praticam são influenciadas pelas disciplinas e regras que depois moldam o rumo que cada participante deseja no desporto.
Se tem interesse em começar a praticar alguma destas disciplinas ou melhorar algum estilo de voo contacte a nossa equipa que o vai ajudar a completar objetivos ou apenas responder às questões relacionadas com o desporto.